Québec, lá vou eu!

Em busca de um sonho.

sábado, outubro 21, 2006

Les Laurentides


Os Laurentides, é uma das regiões administrativas de Québec e esta localizada a noroeste de Montréal, logo após a cidade de Laval.
A região dos Laurentides é também conhecida como "Vale dos Santos" - Vallée des Saints, devido a fundação de suas cidades que na maioria foram paróquias catolicas, fundadas por Antoine Labelle no século XVIII, e que se tornaram cidades., entre elas estão: Saint-Jérôme, Saint-Antoine, Sainté-Therèse, Saint-Eustache, Sainte-Adèle entre outras.


Os Laurentides são o principal destino de fim de semana e feriados dos montrealenses que procuram a região durante todo ano, com atrativos como golf e esportes nauticos no verão e ski no inverno, sendo assim o turismo é um importante setor da econômia Laurentiana juntamente com a industria de tecnologia e aeroespecial.


Foto: Daniel Dumont - Clique para mais fotos
Mont-Tremblant Village, um dos principais destinos turisticos de Québec.

Foto: Christian Lauzon - clique para mais fotos.

Saint-Jérôme, Praça da Estação - Place de la Gare.

Por que Laurentides?

Laurentides deve ser o meu provavél destino em Québec, pois desde que decidi ir para Québec soube que quero ou ir para um centro médio, como Sherbrooke, Trois-Rivière, Saguenay, ou nos arredores dos dois grandes centros quebequenses, Montréal e Cidade de Québec.
Sendo assim algumas das razões pelas quais Laurentides deverá ser meu destino em Québec são:

* Localização: As principais cidades dos Laurentides, e as que eu desejo me instalar, estão há alguns minutos de carro de Montréal e conta com varias ligações viarias com a região metropolitana assim como trens de suburbio e linhas de onibus.

* Custo de Vida: Sendo suburbio de Montréal, o custo de vida é menor e ainda leva vantagem contra Montérégie neste quesito, pois a cidade de Longueuil que fica ao sudeste de Montréal acaba de ser desmembrada e passou a ter as taxas municiapais mais caras de Québec.

* Qualidade de Vida: nada de engarrafamentos constantes, poluição sonora e ambiental, segurança dentre outros.

* Econômia forte: a econômia dos Laurentides é forte e diversificada, indo da viticultura e turismo até a alta tecnologia e aeroespacial.

* Empregos: alta demanda por mão-de-obra, principalmente qualificada, tanto que frequentemente o Ministério do Trabalho dos Laurentides faz encontros em Montréal para atrair novos imigrantes para se instalarem na região, eles dão total apoio, desde a recepção no aeroporto, passando pelo dia a dia como alugar imovel, encontrar instituições de ensino e saúde, até a negociação direta com o empregador na hora que encontrar emprego.

Vejam este video, da Radio-Canada (Em Francês), de uma reportagem especial que fala sobre a região dos Laurentides e a tentativa deles de atrair novos imigrantes.

Clique para o ver video.

Links interessantes:

Portal Regional dos Laurentides.

Centro de Integração e Empregos Laurentides

Turismo Laurestides

Marcadores: , ,

2 Comments:

  • At 24 outubro, 2006 11:05, Blogger Franklin e Amanda said…

    Fábio,
    Sabe que lendo esse post, me deu uma vontade de pesquisar mais sobre pequenas cidades... Temos q conversar mais sobre isso... quero trocar umas idéias com vc..
    Eae, qdo q marcaremos aquele churrasquinho?
    bj
    Amanda e Frank

     
  • At 12 dezembro, 2006 20:44, Blogger Fabio said…

    Franklin e Amanda

    Obrigado, e quanto as demais cidades de Québec, pretendo (assim que tiver tempo) fazer uma pesquisa sobre elas e postar aqui no blog os resultados.

    Abraços

    Fábio

     

Postar um comentário

<< Home

 
Free Counter
Free Counter