Québec, lá vou eu!

Em busca de um sonho.

sexta-feira, abril 27, 2007

CSQ nas mãos.




Olá a todos consegui meu CSQ (Certificado de Seleção de Québec) e abaixo relato esta conquista, é um pouco longa mais espero que com detalhes eu possa ajudar os que ainda não passaram pela entrevista, mesmo sabendo que cada caso é um caso, informações nunca são demais.

Bom vamos a entrevista:

Cheguei ao Hotel Crowne as 10:30 e minha entrevista era as 11:00 então o senhor que me antendeu, muito gente boa por sinal, ficamos até conversando depois da entrevista enquanto espera o taxi chegar, bom faltando 10 minutos não aguentei e subi, mesmo estando muito calmo, até me assustei com minha calma, o pior foi a ansiedade pré-entrevista.

Subi então até o 15 andar onde logo ao lado do hall tinha uma papel escrito "Entrevista de Québec" ou alguma coisa do tipo, ai vi duas cadeiras e fui me sentar, e como dito por outros que ja passaram pela entrevista, realmente da pra escutar tudo, inclusive os quartos do hotel, tinha um espanhol no apartamento que ficava de frente para a sala de entrevista e ele ficava toda hora assuando o nariz e falando ao telefone (rs rs) foi bom que fiquei rindo e me distrai, por que a entrevista anterior a minha, eram um casal, atrasou demais, foi acabar as 11:40 (40 minutos de atraso) ai vem o Sr. Leblanc e me pediu pra aguardar, blz, logo em seguida ele veio e se apresentou e sei lá engasguei (rs rs) e me mostrou a cadeira pra sentar e falou que já voltava.

Ao voltar ele conferiu meu nome e me pediu o passaporte e certidão de nascimento, em seguida me perguntou o meu endereço e telefones, digitou algumas coisas e então me pediu os diplomas e históricos escolares, mostrei o da faculdade e expliquei do que se tratava (TI), me pediu meu segundo diploma o de Técnico em Eletrônica, ele olhou rapidamente e voltou a digitar no notebook.

Em seguida me perguntou se eu conhecia o mercado de trabalho em Québec, mostrei minhas pesquisas com duas matérias da Radio-Canada e IT Canada que falam que esta tendo uma crise de falta de mão de obra por lá, mostrei em seguida algumas ofertas que se encaixavam no meu perfil, ele ia me perguntado se eu sabia aquilo ou aquilo, etc etc, até que falei que tenho Certificados da Microsoft, ai ele falou nossa que bom, ah e ele perguntou se eu conhecia a empresa na qual tinha a vaga, o que ele fazia, onde ficava etc.

Logo após, ele pediu documentos do ultimo emprego, mostrei a Carteira de Trabalho, me perguntou o que fazia a minha empresa, expliquei, depois foi pedindo das outras empresas e disse que era muito boas as empresas. (prefiro não cita-las por enquanto)

Depois me fez a tão esperada pergunta, por que Quebec, coloquei os fatores que me levaram a escolher a provincia, como cultura mais próxima a brasileira, o francês, o mercado de trabalho, custo de vida, segurança, e fiz uma especie de apresentação falando sobre mim e minhas expectativas e projetos.

Seguindo ele me perguntou se eu falava inglês e me pediu pra responder em Inglês, ai veio "Ulala" e eu perguntei o que foi, ele disse você fala Francês e Inglês perfeitamente, você não tem nenhum sotaque, ai fui as nuvens, me perguntou se eu falava algum outro idioma e disse que falava um pouco de espanhol, ele então retrucou, "entonces hablas español" eu respondi e ele novamente "ulala"

Ele disse finalmente: - "Felicitations" e começou a imprimir o CSQ, fiquei muito feliz, equanto imprimia ele disse "Vouz avez un très, très, TRÈS bon dossier".

E foi isso não pediu mais nenhum documento, nem comprovante de francês, renda, recursos, nada nada, e tudo isso em 20min ai então começou a me dar umas dicas e me dizendo que com meu curriculo eu não precisava ter medo e que deveria ir as grandes empresas e pedir pra falar com o responsavel de RH e me apresentar de maneira objetiva.

Me imprimiu mais uns guias e dicas, e foi isso, ao sair estava tão atordoado que nem vi que tinha alguem esperando pra ser entrevistado, só ouvi ele falando, acho que era alguem para entrevista.

Obrigado a todos que me ajudaram, obrigado mesmo e não posso deixar de citar a Adriana e Bruno, Amanda e Franklin e o Erasmo.

vlw pessoal e agora rumo ao federal.

Marcadores: , ,

11 Comments:

  • At 28 abril, 2007 18:49, Anonymous patrick said…

    Parabéns, sabemos como vc esta se sentindo, vc merece!
    Um forte abraço

     
  • At 29 abril, 2007 11:38, Blogger Franklin e Amanda said…

    Isso aí Fábio....
    Viu só, vc arrasou....
    PARABÉNS e obrigada por lembrar da gente... espero ainda poder te ajudar em td q for possível pq sabemos q podemos contar com vc tb...
    bjos e Boa Sorte!!!!!

     
  • At 02 maio, 2007 10:00, Blogger personal said…

    Parabéns Fábio pela conquista!
    Nossa a sua entrevista foi bem rápida não?
    Acho que ele viu que vc falava bem o francês e que tinha qualificação.
    Agora é partir pro federal!
    Um abraço e boa sorte na continuação do processo,
    Alexandre e Valéria

     
  • At 02 maio, 2007 10:41, Blogger  said…

    Olá Fábio,

    Parabéns pelo CSQ !!! Uma grande vitória.
    Obrigada pelo comentário lá no blog. Apesar de ter clicado as publicidades em Paris acredito que o Québec é extremamente consciente dos problemas ambientais. São inúmeras as campanhas para promover a proteção do meio ambiente.
    Quando embarca para o lado de cá?
    Grande abraço e boa sorte.
    Fabrícia e Mohamed.

     
  • At 02 maio, 2007 11:24, Anonymous Bruno said…

    Parabéns Fabão, isso é resultado de muito esforço e dedicação, a conseqüência é certa: SUCESSO!!
    Abraço,
    Bruno

     
  • At 02 maio, 2007 14:04, Blogger Dudu&Tuco said…

    Valeu meu velho pela visita e pela dica, muito obrigao.... Adorei seu blog e acho realmente vou escolher Montreal... Parabéns pelo CSQ ... Tudo de bom pra você, vou continuar minha luta... aliás começcar. Valeu !!
    Eduardo

     
  • At 02 maio, 2007 20:47, Blogger Srinath said…

    Merci :-)
    Mais il n'y a que des photos ....

    Mais c'est une chose que personne n'a jamais fait, ;-P

     
  • At 03 maio, 2007 08:52, Blogger Alessandro said…

    Parabéns Fábio,

    seus esforços foram recompensados!!!
    Seja bem vindo à etapa de espera Federal...rsrsrs

    Abraços,

    Alessandro

     
  • At 03 maio, 2007 17:38, Anonymous Rodrigo said…

    Parabéns Fábio! Boa sorte no restante do processo. Um abraço, Rodrigo.

     
  • At 11 julho, 2007 07:58, Anonymous Rodrigo said…

    Oi Fabio, estou terminando as horas necessárias de francês para dar entrada no processo e pretendo mandar a documentação no final desse mês.

    Apareceu uma dúvida e acredito que vc possa me ajudar. Quando deu entrada no processo, mandou algum documento para comprovar sua fluência em inglês? Ou apenas indicou o grau de conhecimento e a entrevista serviu como comprovação? Ou os 2? :-)

    Obrigado!

     
  • At 11 julho, 2007 13:48, Anonymous Rodrigo said…

    ops... o endereço do meu blog saiu errado. Pode apagar esse comentário e consertar o anterior?

    http://rodrigocorreia.com

    Thanks! :-)

     

Postar um comentário

<< Home

 
Free Counter
Free Counter