Québec, lá vou eu!

Em busca de um sonho.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Esperando a convocação da entrevista.



É pessoal, agora que meu processo já foi enviado para Buenos Aires é só esperar a convocação para entrevista, espera essa que vou utilizar para estudar e me informar ainda mais sobre tudo que se refere à Québec.
Aproveitando a postagem, eu gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha história, eu fiquei sabendo sobre o Canadá quando ainda era adolescente, por intermédio de um vizinho que foi para Toronto fazer um doutorado e voltou falando maravilhas do Canadá e que ele pretendia emigrar com a familia dele para lá.
Foi assim que em 2001, poucos dias após me formar no meu curso superior, que começei a juntar a papelada, tinha acabado meu curso de inglês e estava estudando francês, quando derepente, 11 de Setembro de 2001, e ai todas as leis e regras de imigração mudaram e inclusive o Ministro da Imigração que passou o posto para o Sr. Denis Coderre, foi um verdadeiro balde de água fria.



Foi ai então que começei a fazer pesquisas a respeito da provincia de Québec e a me interessar cada vez mais por Montréal e Cidade de Québec, para tanto passei a me dedicar ainda mais ao estudo de Francês, e ai então num dos encontros mensais que ocorrian na Wizard (escola onde estudei o francês), onde franceses iam nos visitar e tinhamos uma confraternização "a francesa", acabei conhecendo o Consul e o Adido Cultural da França aqui de Cuiabá, foi quando eles me ofecerecem uma meia bolsa de estudos.
Em 2003 no mês de setembro fui então para Bordeaux na França estudar Francês, porem chegando lá tive problemas com as greves e paralizações gerais que estavam ocorrendo e acabou que eu não consegui finalizar meu curso, porém morei sozinho num apartamente e pude viver ao estilo francês, conheci a cidade e a região e aprimorei meu francês, mesmo que não da maneira que eu esperava.
Já em 2004 de retorno ao Brasil e com as perspectivas nada boas no curto prazo para o nosso país, bem como a paixão por novas culturas e pela lingua francesa e inglesa, voltei a pensar no Canadá, mas dessa vez já com certeza de que quero ir para a provincia de Québec, começei a estudar tudo sobre a província e a me recuperar financeiramente, e em 2006 já estava recuperado, mas só dei entrada no processo este ano pois não adiantaria entrar com a papelada no final de ano, uma vez que eu ficaria na espera da mesma forma.
Finalizando, agora estou na fila de espera da entrevista que deve acontecer em breve.

Abraços e muito obrigado a todos que de certa forma me ajudaram, seja através de dicas, e-mails, foruns, reuniões, comentátios e visitas ao blog, enfim a todos.

Fábio

Marcadores: , , ,

7 Comments:

  • At 24 janeiro, 2007 11:45, Blogger Erasmo & Elaine said…

    Olá Fábio, parece que não...mas passa logo e você nem verá...rs!

    Abraços e muita sorte!!!

     
  • At 24 janeiro, 2007 21:11, Anonymous Anônimo said…

    Fábio,

    Vai firme... Mandei a minha papelada no ano passado, já passei pela entrevista e comecei a parte Federal no final do ano passado... Estou esperando o pedido de exames. O tempo está passando tão rápido, e o processo está acelerado pelo consulado e por Buenos Aires.

    Muita boa sorte,
    Fabiano

    PS.: É ótimo ler estes Blogs, continue o seu Blog e divulgue bastante. Isto ajuda à todos. Só não faço o meu para guardar confidencialidade do meu processo junto à minha empresa.

     
  • At 25 janeiro, 2007 10:04, Anonymous Manu said…

    Me dá um frio na barriga só de lembrar da nossa entrevista! Prepare-se bastante mesmo, porque na hora H, já basta o nervosismo natural pela situação, né? Se vc tiver preparado, o resto é resto.
    Bonne chance!

     
  • At 27 janeiro, 2007 10:00, Blogger Alê Brum said…

    Oie, Fábio!

    Não sabia que você já tinha morado na França. O que você achou da experiência lá? Foi muito difícil? Pelo menos você já sabe como é morar em outro país, sendo assim, para se adaptar ao Canadá será muito mais tranquilo. ;)

    []'s.

     
  • At 28 janeiro, 2007 14:30, Blogger Fabio said…

    Olá Erasmo e Elaine,

    Espero que seja da melhor maneira, pois quero que o processo seja rapido, mas quero aproveitar a vida por aqui também.
    ----------------------------

    Olá Fabiano,

    Obrigado pelos comentários.
    ----------------------------

    Olá Manu,

    Obrigado pelo apoio e eu tento me preparar ao maximo para a entrevista, mas principalmente para imigração em si que vai ser a verdadeira conquista.

    ----------------------------

    Olá Alê,

    Obrigado pelos comentários, foi sim uma experiencia ótima, pude conhecer uma nova cultura, lugares e pessoas, e acho que vai ajudar muito na minha adaptação em Québec, pois sei como agir em certas situações, mesmo a França e o Canada seram locais bem distintos.
    ---------------------------

    Abraços a todos,

    Fábio

     
  • At 05 fevereiro, 2007 16:40, Anonymous Rosana said…

    Olá Fabio.

    Adorei seu blog.
    Eu e meu marido estamos estudando Françês e queremos muito imigrar para Quebec.
    Você tem idéia ou sabe de alguem que já passou pela entrevista e possa nos dar uma idéia??
    Obrigada e continue!

    Rosana Gabira

     
  • At 07 fevereiro, 2007 00:23, Blogger Fabio said…

    Olá Rosana,

    Primeiramente obrigado pela visita ao blog, e força que vocês conseguem.
    Quanto a sua pergunta, é só dar uma olhada nos blogs ao lado quase todos já passaram pela entrevista e outro site que eu recomendo muito é o CBQ (Comunidade Brasil Québec) que tem milhares de pessoas como nós (que estão lá, estão indo, estão no processo ou ainda estão somente avaliando a possibilidade), realmente vale a pena é o www.brasilquebec.com

    Abraços

    Fábio

     

Postar um comentário

<< Home

 
Free Counter
Free Counter