Québec, lá vou eu!

Em busca de um sonho.

domingo, janeiro 28, 2007

Dia da mudança.




Olá pessoal, se você pensa em chegar em Québec nos meses de Junho,Julho ou Agosto, lembre-se que em 1º de Julho em Québec é o dia onde a maioria absoluta dos contratos de locação tem inicio e/ou fim, e é chamado Dia da Mudança, "Journée du déménagement" em Francês ou "Moving Day" em Inglês e portanto fica mais difícil achar um local para alugar por preços razoaveis.
Esse fenomeno ocorre principalmente nas cidades grandes e médias como Montréal, Québec, Sherbrooke, Trois-Rivières, Gatineau entre outras, lembre-se que até mesmo os Québecois ficam sem alojamento e passam por dificuldades, e nós como imigrantes, chegando nesse período seria uma experiencia nada prazerosa.
Agora muitos devem estar se perguntado, por que 1º Julho, bem tudo começa na Nova França, onde para não deixar as pessoas sem alojamento durante o inverno foi implantado o dia da mudança no dia 1º de Maio, até que durante a Revolução Tranquila das décadas de 1960/1970, os nacionalista Québecois decidiram por mudar a data para 1º de Julho, quando se comemora o dia do Canadá, isso como uma forma de protesto pelo fato de Québec ser a unica provincia a ter ficado de fora da constituição canadense, onde o então Primeiro Ministro Canadense Pierre Elliot Trudeau e o Primeiro Ministro de Québec René Lévesque tiveram diferenças e este ultimo não aderiu a constituição.

Abaixo alguns links para noticias de algumas regiões onde é possivel se ter uma ideia da situação.

Outauais

Mauricie

Estrie

Capitale Nationale

Montréal Video

Provincia de Québec

Marcadores: ,

6 Comments:

  • At 29 janeiro, 2007 11:58, Anonymous Anônimo said…

    Ótima dica Fabio, parabens pelo Blog sempre muito instrutivo!!!

    Abraço!!

    Robson

     
  • At 30 janeiro, 2007 15:57, Blogger Panda said…

    Obrigado pela lembrança Fábio.

    Abração,

    Alê

     
  • At 01 fevereiro, 2007 14:55, Blogger Flavio Lopes said…

    Fabio,

    muito obrigado pela dica, mas fiquei com uma duvida, eh melhor ir para lah antes de julho, digo lah para marco, abril, ou depois, setembro, outubro?

    O que vc acha?

    Abraço.

    FL

     
  • At 02 fevereiro, 2007 06:41, Anonymous Anônimo said…

    Ótimo post, Fábio! Porém, existe o outro lado, que é justamente o fato dos quebecois inutilizarem muitos móveis e eletrodomésticos, deixarem nas ruas, e nós imigrantes podermos pegar de graça!
    Abraços!

     
  • At 03 fevereiro, 2007 18:17, Blogger Alê Brum said…

    Oie, Fábio!!!

    Bem lembrando, pois estava pensando em ir justamente nesta época. Agora vou dar uma pensadinha melhor no assunto. ;)
    []'s.

     
  • At 07 fevereiro, 2007 16:33, Blogger Fabio said…

    @ Robson,

    Obrigado pelos comentários.
    --------------------

    @ Alessandro,

    Valeu, sem problemas.
    --------------------

    @ Flavio,

    Conversei com amigos meus Quebequenses de nascença e eles me indicaram os meses de Abril e Maio como os melhores para se chegar em Québec, pois é temperatura é mais amena, preços ainda estão rasoaveis, logo em seguida consegue-se empregos de verão o que passa a ser nossa primeira experiencia canadense e ajuda para ai então consigamos melhores posições, e temos tempo para escolhermos locais com preços mais rasoaveias para se instalar.

    --------------------------

    @ Gabi

    Sim, isso é uma vantagem, mas penso que chegando um pouco antes seria melhor pois estarimos já com nosso apartamento/casa e ai é só esperar um tempo para irmos a "caça" dos objetos deixados de lado pelos moradores.
    ------------------------

    @ Alê,

    Por favor só estou dando uma dica, e não quero que ninguem saia mudando de planos, acho que cada caso é um caso e devemos nos progamar ao maximo, para que possamos minimizar a nossa "perreia" por lá.

    ------------------------

    Obrigado e abraços a todos

    Fábio

     

Postar um comentário

<< Home

 
Free Counter
Free Counter