Québec, lá vou eu!

Em busca de um sonho.

sábado, junho 16, 2007

Tempo de processamento.

Olá a todos, como já disse anteriormente o(s) verbo(s) mais conjugado(s) durante o processo é(são) esperar/aguardar, embora meu processo ainda seja recente o que mais que deixa ansioso é o fato de ter visto ultimamente que os tempos de processamente estão aumentando sensivelmente, tanto no processo via Québec quanto no Federal, e no caso do de Québec tanto a parte de seleção (entrevista) quanto a verificação feita pelo governo do Canadá (etapa federal).

Para que se tenha uma idéia tenho visto casos de pessoas que enviaram os documentos para Buenos Aires, sede do escritório de Québec que processa os pedidos do Brasil assim como Argentina, Paraguai e Uruguai, durante o mês de janeiro/2007 e tiveram suas entrevistas pré-agendadas para o mês de agosto/2007 ou seja 7 mêses depois do envio e ja existem casos de dossiers enviados em março/abril de 2007 que estão com previsão para entrevista em Dezembro/2007.
Ou seja o tempo estão extrapolando totalmente o tempo médio que vinha sendo sendo praticado nos processos, ja quanto a etapa federal, onde a espera mais demorada é pelo pedido dos exames médicos também tem aumentado bastante, atualmente (Junho/2007) existem varios casos de pessoas que já estão com suas datas limites perto de serem alcançadas e nada do pedido chegar.
Sendo que nas minhas pesquisas sobre o processo de imigração que ja vem de longa data e pelo que venho acompanhando os tempos de processamento tanto estão aumentando que podem sem vistos no site da Imigração Canadá onde o processo por Québec em média pode chegar de 06 os mais rápidos e até 09 meses os mais demorados enquanto que o federal podem atingeir de 13 a 17 mêses, sendo que no de Québec é somente a propria etapa federal ou seja já excluso a etapa de seleção e entrevista.

Tudo isso nada mais é do que o resultado de um bom trabalho do pessoal de Marketing e divulgação do governo Canadense e de Québec que vem fazendo um grande trabalho no Brasil e América Latina para atrair imigrantes qualificados, seja atraves de palestras sobre imigração, anuncios em dezenas de revistas e mídia em geral, tendas em feiras de turismo e intercâmbio, e até mesmo por toda a propaganda positiva que o Canadá vem tendo.
A cidade de Québec, capital da provincia e onde a mão-de-obra está escassa chegou até mesmo a traduzir seu portal na internet para o português (Brasil) para facilitar a pesquisa sobre a cidade a nós brasileiros, assim como em espenhol para os nossos vizinhos latino-americanos, isso por que temos maior facilidade de integração socio-cultural e ainda representamos (todos latino-americanos) uma pequena fatia do imigrantes no Canadá e em Québec se comparados a chineses, indianos, arabes, pakistaneses e asiáticos em geral, e como Europeus não migram mais como no século passado quando seus países estavam em crise devido as grande guerras, os olhos do Canadá se voltaram para a América Latina onde mão-de-obra qualificada e de facil adaptação ao mercado local está "sobrando" e existe também a vontade de imigrar por parte do povo.

Devido a tudo isso os tempos de processamente tem aumentado seja por que em comparação a outros consulados o do Brasil não estava tendo o aproveitamento máximo de sua capacidade ou por que o consuldo não estava preparado para lidar com esse aumento no numero de solicitações de visto, está é uma pergunta que ficará no ar, pois não temos como saber a resposta, para efeito de comparação enquanto no Brasil o precesso via Québec dura média de 6 à 9 mêses, em Varsóvia, Polônia o tempo é de 12 à 16 mêses e na nossa vizinha Buenos Aires, Argentina os processos levam em média de 7 à 15 mêses.

Mas o pior é no federal onde em São Paulo no Brasil em média são necessários de 13 à 17 mêses enquanto isso em Nova Deli, India o tempo é de 65 a 70 mêses, isso mesmo no mínimo 5 anos e isso é "normal" nos consulados asiáticos e africanos, já nos europeus a média é de 29 à 63 mêses e nos americanos é de 18 à 31, e Bogota, Colombia é o unico caso que extrapola muito este tempo com seus 49 à 84 mesês, até 7 anos, ohhhhhhh.

Para ver a lista completa visite o site do CIC.
Bom só nos resta esperar e boa sorte e abraços a todos.

Marcadores: , , , ,

5 Comments:

  • At 16 junho, 2007 15:39, Anonymous Anônimo said…

    Excelente artigo Fabio. Estava discutindo isso com o pessoal da minha turma de francês ontem.

    Vou aumentar minha carga horária para conseguir as 150 horas até julho e dar entrada no processo em seguida. Gostaria muito que minha entevista fosse ainda esse ano, mas pelo que estou vendo parece que será difícil...

    Outro ponto que discutimos, além do fator tempo, foi a respeito da lei universal da oferta e da procura. Será que, com o aumento de pessoas interessadas, as exigências serão maiores?

     
  • At 17 junho, 2007 21:33, Blogger Unknown said…

    Pois eh...
    Agora com essa divulgacao, as coisas mudaram.
    Afinal, pra que esperar meses a mais por um processo Federal quando voce pode tentar o de Quebec?
    Nao sei.
    Mas quem espera sempre alcanca =D
    E o importante eh conseguir, nao eh mesmo?

    Beijos!

     
  • At 18 junho, 2007 00:31, Anonymous Anônimo said…

    Oi Fábio, como vai?
    Também acho que o número de processos de imigração deve ter aumentado bastante, e consequentemente o tempo de espera também. Esta semana falei com um amigo de sp, e ele me disse que o pedido de exames dele demorou 5 meses, achei muito tempo. Na época que fiz em 2005 era tudo muito rápido, que nem dava tempo pra praticar o francês.
    Mudando de assunto ... Tem um churrasco com os novos imigrantes programado pro dia 22/7 aqui em Montréal. Vamos fazer outros qdo estiver por aqui. Ok?.
    Abraço e boa semana.

     
  • At 18 junho, 2007 12:03, Blogger Elaine Alves said…

    Oi Fabio,

    Nossa está demorando tanto assim o processo? Caramba, estou estudando francês ha 6 meses, e acho que ainda não estou pronta para a entrevista, ainda não mandei a documentação, mas desta forma, acho que dá tempo para me preparar melhor, pois até ser convocada para a entrevista vai demorar um bocado, certo.
    Valeu pela pesquisa!

    Elaine.
    http://era-do-gelo.blogspot.com/

     
  • At 23 junho, 2007 07:40, Blogger Carol, Ênio e Leila said…

    Pois é. Essa demora no andamento dos processos acabou nos fazendo repensar tudo.rs A gente acha que vai ficar aqui mais tempo que o esperado, então voltamos a tocar as nossas vidas.

    Carol

     

Postar um comentário

<< Home

 
Free Counter
Free Counter