Québec, lá vou eu!

Em busca de um sonho.

sábado, abril 12, 2008

Primeiro mês no Canadá.

Olá a todos, desculpem pela ausencia mas o tempo voa quando estamos aqui e principalmente nos primeiros dias, tudo é novo e nossa cabeca fica cheia de tantas coisas, decisões a serem tomadas, ações a serem executadas e acaba que o tempo passa e nem percebemos.

Bom mesmo um pouco atrasado o que eu posso dizer do meu primeiro mês é que felizmente tudo correu bem e só tenho a agradecer primeiramente a Deus e a minha familia, e não menos a todos que tem me ajudado aqui no Canadá, Luiz e a Dani, Franklin e Amanda, Miridiam e Dilma, Gysele, Denise e Nizar, Wagner e Fabiola, etc.

Tanta coisa já aconteceu que nem sei o que contar e o que ja foi escrito, vou colocando o que vier na cabeça.

Cartões de credito: o mais aceito de longe é o Visa seguido pelo Mastercard, já o American Express que eu ingenuamente pensava que pelo fato do Canada ser vizinho dos EUA e assim seria bem aceito, quanta ingenuidade, é muito pior que no Brasil, nem mesmo os grandes mercados aqui de Quebec aceitam, somente o Walmart e para minha surpresa algumas lojas que aceitam o Amex só aceitam o Norte Americano, mesmo o meu cartão sendo internacional ele não é aceito, já os demais não tive problema algum.

Montréal X Ville de Quebec: não quero aqui gerar nenhuma competição nem mesmo dizer qual é melhor ou pior até por que o que é bom para alguem não é para o outro, e até mesmo pode mudar de tempos em tempos.
Passei uma semana na Cidade de Québec e o que pude constatar em diferença a Montreal foi que lá eu me sentia em Québec (provincia) e já em Montreal eu me senti numa metropole mundial e mais proximo do Canadá.

Vamos lá, na Cidade de Québec o numero de idosos impressiona e muito, as vezes chega até a assustar (atenção eu não tenho nada contra idosos) e quando me refiro a idosos quero dizer mais de 65 anos, enquanto que em Montréal ja vejo muito mais jovens.
Quanto as origens em Quebec a grande maioria é de Quebecois já em Montreal a mistura é incrivel.

Idioma, excluindo as regiões turisticas de ambas as cidades posso dizer com segurança que em Quebec o Frances é quase que 100%, já em Montreal o que mais me impressionou até agora foi a quantidade de pessoas que só falam inglês, no meu predio mesmo quase todos só falam inglês, aos que devem estar pensando onde eu moro, bom eu moro no centro, mas nas minhas visitas aos bairros pude ver que o inglês é muito mais forte do que se diz oficialmente, e ainda tem o espanhol que se destaca, e depois um monte de varios outros idiomas como o Grego, Italiano, Chines, Tailandes, Creolo, etc

Segurança: Montréal é realmente muito segura mas pode-se encontrar uns tipos meio estranho de vez em quando que fazem o maior bagunça, isso mesmo varias vezes ja vi entrando no metro e entrao gritando, chutando, sentam no chão, empurrando, portanto não me venham com discriminação, por que é a realidade, tanto que o governo esta preocupado com isso por aqui, já na Cidade de Quebec, poxa a segurança é incrivel, algo inimaginavel, realemente uma cidade do interior.

Limpeza: Ambas são limpas se comparadas com as cidades Brasileiras, porem Quebec ganha já que em Montreal nos finais de semana fica bem suja, isso mesmo principalmente de jornais jogados no Metro e lixo nos pontos de onibus.

Diversão: acho que aqui ninguem tem duvidas, Montréal é considerada uma das cidades mais animadas do Mundo, já Quebec tem poucas opções, mesmo no verão quando Quebec ferve, Montréal ja pegou fogo de tantos eventos para todos os gostos, rs rs rs.

Custo de vida: pelo que pude sentir os alugueis são um pouco mais baratos em Quebec, mas em compensação a alimentação principalmente em fora de casa é muiiiiiiiiiiiiiiiiito mais caro que em Montréal, e salários se comparando os mesmos cargos em Montréal eles são mais altos, ou seja Montreal ainda me parece mais acessivel financeiramente, até por que a variedade no comercio é bem limitada em Quebec.

Transporte: minha unica verdadeira decepção com Quebec, se tentarmos andar somente de onibus em ambas as cidades, Montréal ganha em disparado, tive que pegar onibus de Manha, tarde e noite, assim como em dias de semana e fim de semana em ambas as cidades e posso dizer que Montréal esta muito avante de Quebec, enquanto que aqui os onibus são quase que 100% pontuais, em Quebec por incrivel que parece eu não peguei nenhum que estivesso no horario e pelo que vi as linhas são meio confusas, já em Montreal alem de serem muito eficazes ainda contamos com o Metrô e os Trens de Suburbio que aqui são nota 10.

Oportunidades de Trabalho: Montréal é muito mais variada e maior que Quebec onde fica quase tudo ligado ao Governos e algumas poucas industrias, turismo seasonal e no comercio local.

Estudos: Enquanto que em Quebec existe somente 1 universidade em Montreal contamos com 4, mais um campus da Universidade de Sherbrooke em Longueuil e 4 grandes escolas que no Brasil seriam a tradicionais faculdades especializadas em poucos cursos, e o numero de Cegeps ou Colleges por aqui é muito maior, sem contar que é possivel escolher entre Inglês ou Francês.

Clima: Quebec é alguns graus mais frio que Montréal, mas a sencação por lá é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito maior por causa do vento que é de cortar, realmente isso me impressionou.

Bom minha conclusão pessoal, Montréal é mais facil para se adaptar no inicio, mas é numa cidade menor como Québec que eu quero viver com minha familia.

Algumas fotos da minha visita a Cidade de Québec.


Viex Québec vista do Belvedere de Levis.


Na borda do Rio Saint Laurent, valeu pessoal obrigado.


Gare du Palais, estação central de onibus e trens da Grande Quebec.


Assembléia da Provincia de Québec.


Chutes Montmorency - Beauport, e mais uma vez obrigado.


Escadaria entre o Petit Champlain e o Chateau Frontenac.

Marcadores: , ,

11 Comments:

  • At 12 abril, 2008 16:00, Anonymous Anônimo said…

    Olá, Fabio

    Sou seu xará aqui do Brasil, estou indo pra Montreal no começo de Maio. Gostaria de manter contato com vc, e pegar umas dicas pro começo da minha aventura.
    Estou fazendo um blog também, está no www.fabiopan.com, me manda uma mensagem para trocarmos umas ideias.

    Boa sorte !

    Fabio

     
  • At 14 abril, 2008 15:07, Blogger Rogério said…

    As fotos ficaram muito bonitas!!! Logo nos faz lembrar dos filmes mediaveis.

    Tudo de bom!

    Rogério

     
  • At 15 abril, 2008 09:17, Blogger * Thoru * said…

    Fábio, quantas aventuras, hein? Meu deus! Mas é legal isso, eu pelo menos acho.

    A gente pensou na mesma coisa. Montréal pra se adaptar é realmente mais fácil, depois de morando ai e bem estabilizado a gente decide pra onde vai mesmo criar a família...

    continue postando, amo essas aventuras!!

    Saudações.

    Dani

     
  • At 20 abril, 2008 11:05, Blogger "Nossa Casa no Quebec" said…

    Olá Fábio! Meu nome é Cássia, meu marido e eu estamos nos preparando para dar entrada no processo de imigração para o Quebec. Pretendemos morar em Montreal. Eu já conheço por ai, já fui várias vezes, enquanto morei em Boston. Estamos contando os dias para embarcar! Enfim, gostaria de parabeniza-lo pelo excelente blog. Nós adoramos e visitamos sempre. Gostamos muito da forma como vc escreve. Parabéns por todas as conquistas e que você tenha sempre mais e mais sucesso! Muitas realizações. Nós temos um blog tbem e tomamos a liberdade de colocar um link para o seu blog lá... (www.chezlesprest.blogspot.com) espero que vc não se importe... mas, se se importar, por favor, nos avise que tiramos, ok? Abraço e até o próximo post! Cássia e Prest.

     
  • At 21 abril, 2008 00:04, Blogger Alê said…

    E aí Fábio,

    como está se virando por aí em Montréal?
    Espero que tudo continue dando certo para vc, pois acompanhamos sua trajetoria e sabemos o quanto isto tudo é importante para vc!
    E pra gente tb né... Estamos todos correndo atrás dos nossos sonhos por aqui e temos certeza de que conseguiremos realizá-lo.

    Grande abraço,

    Alê

     
  • At 22 abril, 2008 14:16, Blogger Carolina said…

    Olá!

    Muito interessante essa comparação....continuarei acompanhando seu blog para saber mais sobre o cotidiano em Montreal.
    P.S. Tomei a liberdade de colocar um link de seu blog no meu:
    http://brasil-ca.blogspot.com/
    Carolina.

     
  • At 29 abril, 2008 11:13, Blogger Rafa e Déia said…

    Olá Fabio!!! Gostei muito do post! Tenho uma pergunta... você que é difícil encontrar emprego para quem não fala inglês em Montreal?

     
  • At 29 abril, 2008 12:37, Blogger cmgtech said…

    Olá Fabio,

    Eu estou me preparando para emigrar ao Quebec em 2 anos. tenho 2 filhos e o caminho excolhido por você será muito parecido com o meu se Deus quiser. Vou antes da familia para poder assegurar tudo e até estava pensando em ficar em um albergue no inicio mas o hotel que vc mencionou me pareceu mais seguro e me fez mudar de idéia. Obrigado pela informação!

    Cassio.

     
  • At 01 maio, 2008 17:50, Blogger Camila said…

    Concordo com vc em gênero, número e grau... nos decidimos por Quebec justamente por estes motivos que vc colocou. Tb passamos muito tempo decidindo onde viveríamos e qual seria o melhor perfil de cidade para nossas crianças.
    Quanto tempo né? Mesmo já sabendo que vc conhece a cidade que vamos morar... válá nos visitar!
    um abc e boa sorte sempre...
    Camila

     
  • At 16 maio, 2008 21:34, Anonymous Anônimo said…

    Fabio,

    boa noite. Cara , seu blog eh 10!!!! leio outros tambem, o seu tem um toque, digamos na medida certa, confesso que gosto muito do ale e dani e que muitas vezes me divirto pacas.

    O seu relato do albergue .... me vi no seu lugar, o meu foi pior, rolou ateh policia .... acredite se quiser e era hotel !

    voce chegou uns dias antes de mim, cara !!!! a sensacao que tive ao aterrisar era de estar no poo norte, tudo branco. nos que chegamos nessa epoca sabemos o que eh neve!!!!

    bom legal seu relato , como nao tenho blog, ateh tenho mas tempo que eh bom, to procurando.

    qualquer coisa me manda um e-mail.

    valeu,
    alok,
    nakhatealokalokimm@rediff.com.br
    membro do CBQ

     
  • At 25 maio, 2008 17:53, Blogger Camila said…

    Olá!
    ficamos felizes em saber que tudo está indo bem e que tb gostou de Ville, foi justamente pelos motivos que vc lista aí que decidimos ir para lá com as crianças.
    Um abc e boa sorte!
    camila

     

Postar um comentário

<< Home

 
Free Counter
Free Counter