Québec, lá vou eu!

Em busca de um sonho.

sábado, junho 30, 2007

Encontro em Cuiabá



Olá a todos, no dia 07/07/07 (que data hein), mas é a unica data disponivel, pois além de ser um encontro, será também a despedida dos nossos amigos Franklin e Amanda que já estão de data marcada e provavelmente malas quase prontas para a viagem para a bela cidade de Québec, onde eles pretendem morar, e todos nós aqui estaremos torcendo pelos dois que merecem tudo de bom.
Deixo aqui o convite se mais alguem quiser participar do encontro, deixe uma mensagem para que possamos entrar em contato, pois tenho percebido que o blog tem tido varios acessos da região metropolitana de Cuiabá e portanto fica aqui o convite a todos, que quiserem trocar ideias com um grupo de imigração para o Canadá.

Abraços e até mais.

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, junho 25, 2007

Reconhecimento de diplomas 02.

Olá a todos, conforme eu havia postado em Fevereiro/2007, após uma iniciativa do Sr. Jack Layton do NPD (Partido Neo-Democrata) o governo do Sr. Harper acaba de dar o primeiro passo para facilitar aos imigrantes no reconhecimento de seus diplomas, acho isso vai ajudar muita gente, na verdade ontem (24/06/07) a Ministra de Imigração Diane Finley lançou em Toronto,ON a primeira fase do programa que tem intenção de ajudar os imigrantes a terem seus diplomas reconhecidos e facilitar a recolocação no mercado de trabalho.
É isso ai pessoal espero que ajude a todos que precisam ter seus diplomas reconhecidos.


* Link para a matéria em Francês

* Link para a matéria em Inglês

Abraços a todos e até mais.

Marcadores: , , ,

sábado, junho 16, 2007

Tempo de processamento.

Olá a todos, como já disse anteriormente o(s) verbo(s) mais conjugado(s) durante o processo é(são) esperar/aguardar, embora meu processo ainda seja recente o que mais que deixa ansioso é o fato de ter visto ultimamente que os tempos de processamente estão aumentando sensivelmente, tanto no processo via Québec quanto no Federal, e no caso do de Québec tanto a parte de seleção (entrevista) quanto a verificação feita pelo governo do Canadá (etapa federal).

Para que se tenha uma idéia tenho visto casos de pessoas que enviaram os documentos para Buenos Aires, sede do escritório de Québec que processa os pedidos do Brasil assim como Argentina, Paraguai e Uruguai, durante o mês de janeiro/2007 e tiveram suas entrevistas pré-agendadas para o mês de agosto/2007 ou seja 7 mêses depois do envio e ja existem casos de dossiers enviados em março/abril de 2007 que estão com previsão para entrevista em Dezembro/2007.
Ou seja o tempo estão extrapolando totalmente o tempo médio que vinha sendo sendo praticado nos processos, ja quanto a etapa federal, onde a espera mais demorada é pelo pedido dos exames médicos também tem aumentado bastante, atualmente (Junho/2007) existem varios casos de pessoas que já estão com suas datas limites perto de serem alcançadas e nada do pedido chegar.
Sendo que nas minhas pesquisas sobre o processo de imigração que ja vem de longa data e pelo que venho acompanhando os tempos de processamento tanto estão aumentando que podem sem vistos no site da Imigração Canadá onde o processo por Québec em média pode chegar de 06 os mais rápidos e até 09 meses os mais demorados enquanto que o federal podem atingeir de 13 a 17 mêses, sendo que no de Québec é somente a propria etapa federal ou seja já excluso a etapa de seleção e entrevista.

Tudo isso nada mais é do que o resultado de um bom trabalho do pessoal de Marketing e divulgação do governo Canadense e de Québec que vem fazendo um grande trabalho no Brasil e América Latina para atrair imigrantes qualificados, seja atraves de palestras sobre imigração, anuncios em dezenas de revistas e mídia em geral, tendas em feiras de turismo e intercâmbio, e até mesmo por toda a propaganda positiva que o Canadá vem tendo.
A cidade de Québec, capital da provincia e onde a mão-de-obra está escassa chegou até mesmo a traduzir seu portal na internet para o português (Brasil) para facilitar a pesquisa sobre a cidade a nós brasileiros, assim como em espenhol para os nossos vizinhos latino-americanos, isso por que temos maior facilidade de integração socio-cultural e ainda representamos (todos latino-americanos) uma pequena fatia do imigrantes no Canadá e em Québec se comparados a chineses, indianos, arabes, pakistaneses e asiáticos em geral, e como Europeus não migram mais como no século passado quando seus países estavam em crise devido as grande guerras, os olhos do Canadá se voltaram para a América Latina onde mão-de-obra qualificada e de facil adaptação ao mercado local está "sobrando" e existe também a vontade de imigrar por parte do povo.

Devido a tudo isso os tempos de processamente tem aumentado seja por que em comparação a outros consulados o do Brasil não estava tendo o aproveitamento máximo de sua capacidade ou por que o consuldo não estava preparado para lidar com esse aumento no numero de solicitações de visto, está é uma pergunta que ficará no ar, pois não temos como saber a resposta, para efeito de comparação enquanto no Brasil o precesso via Québec dura média de 6 à 9 mêses, em Varsóvia, Polônia o tempo é de 12 à 16 mêses e na nossa vizinha Buenos Aires, Argentina os processos levam em média de 7 à 15 mêses.

Mas o pior é no federal onde em São Paulo no Brasil em média são necessários de 13 à 17 mêses enquanto isso em Nova Deli, India o tempo é de 65 a 70 mêses, isso mesmo no mínimo 5 anos e isso é "normal" nos consulados asiáticos e africanos, já nos europeus a média é de 29 à 63 mêses e nos americanos é de 18 à 31, e Bogota, Colombia é o unico caso que extrapola muito este tempo com seus 49 à 84 mesês, até 7 anos, ohhhhhhh.

Para ver a lista completa visite o site do CIC.
Bom só nos resta esperar e boa sorte e abraços a todos.

Marcadores: , , , ,

domingo, junho 10, 2007

Triste realidade e a reação de Québec.


Hoje assistindo o Téléjournal da Radio-Canada, como sempre faço, vi uma reportagem que me deixou um tanto quanto chocado?, assustado?, impressionado?, nem sei ao certo, é uma reportagem que fala sobre o aumento de 9% no número de mortes em acidentes com veiculos automotores em Québec no ano de 2006, que atingio as 717 vítimas, segundo dados da SAAQ - Societé de l'assurance automobile du Québec.

Para tentar freiar e diminuir estas mortes a SAAQ e o Governo de Québec estão divulgando uma campanha publicitária que choca as pessoas, ai me lembrei que algum tempo atraz no mesmo Téléjournal da Radio-Canada tinha já sido noticiado que inspirando-se num comercial francês do mesmo gênero, Québec faria a sua versão que tem como tema "Un accident, ça frappe... ça frappe beaucoup de monde".

Sendo assim compartilho com vocês primeiramente o comercial francês que inspirou os Québecois.


Atenção

Os videos abaixo contém cenas fortes de acidentes automobilisticos.

Video Francês


1º Video da SAAQ - 26/01/2007 (o mais forte de todos)


2º Video da SAAQ - 30/04/2007 (Publico alvo familias)


3º Video da SAAQ - 28/05/2007 - (Juventude)


Bom é isso espero que ajude vocês a refletirem, abraços a todos.

Marcadores: , , , , ,

segunda-feira, junho 04, 2007

Alberta e seus problemas.



Olá a todos, este fim de semana estava lendo um forum do qual participo e vi essa noticia, ai muitos perguntam e ai, eu quero ir para o Québec, na verdade o que eu quero mostrar é o que acontece quando uma região/cidade/país tem um crescimento muito rapido populacionalmente (deve lembrar o caso de São Paulo e muitas outras cidades brasileiras).

A matéria em questão foi publicada pelo Edmonton Sun, um importante jornal da capital de Alberta, e essa é uma das dezenas de matérias que vem sendo publicadas sobre a situação de desespero e sofrimento vivida pelos migrantes e imigrantes que chegam a Alberta sem ter onde ficar e um emprego que pague muito bem, pois o custo de vida da de algumas cidades da provincia estão entre os mais altos do Canadá.

A provincia que desde a década de 1970 vem recebendo muito migrantes (que vem de outras provincias) e imigrantes (de fora do Canadá) e precisa de mais trabalhadores vive uma crise de habitações e mão-de-obra o que acaba fazendo com quem ganha um salário baixo e até mediano se ve sem ter onde morar e acaba virando morador de rua o que acaba levando a mais problemas, sem contar os altos preços de serviços e produtos que exigem trabalho de pessoas.

A cidade de Fort McMurray à nordeste de Edmonton, proximo a divisa com a provincia de Saskatchewan, que é um dos principais polos da extração de petróleo do Canadá ganhou o titulo de "Cidade rica mais pobre do mundo", pois pessoas com trabalho se vem morando em favelas, favelas sim de papelão e tendo que suportar temperaturas de até -30ºC, pois não existem moradias ou as que existem são muito caras.

Bom com tudo isso, provincias como Saskathewan, Nova Scotia, New Brunswick e Québec, princiais fontes de migrantes para Alberta hoje se vem ao contrario recebendo de volta alguns dos migrantes que tinham ido em busca do "eldorado".

Bom desculpem o texto longo, mas quis coloca-los dentro do contexto atual da migração e imigração para a provincia de Alberta, e agora vamos a noticia, que tem como titulo "Migrants, stay away!" - Migrantes fiquem longe. e ainda segundo as palavras da Ministra do Emprogo e Imigração da Provincia, Iris Evans, "eastern creeps and bums" no qual estern se refere as pessoas da provincia a leste de Alberta e "Creep and Bums" lesmas e vagabundos.

Noticia em Inglês
------------------------------

Migrants, stay away!
Don't come to Alberta unless you have a job, place to stay


By JEREMY LOOME, LEGISLATURE BUREAU - May 30, 2007

The Edmonton Sun

It wasn't exactly a verbal assault on "eastern creeps and bums" but the intent was the same: If you don't have a job and somewhere to live when you arrive, Alberta doesn't want you here, Employment and Immigration Minister Iris Evans said yesterday.

"I think it's prudent before you come here to find out whether or not you have a job and a place to live," she said. "And we're going to try to provide people offshore particularly with that kind of advice so that they don't come with unrealistic expectations."

It was the same "stay away" message conveyed nearly 20 years ago by then-Calgary mayor Ralph Klein, who blamed an increase in urban crime on "creeps and bums" arriving from Eastern Canada ... albeit with a much different tone.

"I think that everybody in Alberta recognizes there are issues we are tackling, whether it's managing the labour force shortages, managing housing," said Evans.

Evans's warning came as Finance Minister Lyle Oberg pondered tax incentives for developers to get more affordable housing built.

However, Oberg said the complications of market intrusion make such an initiative dicey. He cited the former federal multiple unit residential buildings program, which led to some 196,000 new rental units but almost bankrupted the housing industry.

"In saying that I think there are lessons to be learned and we can do better," Oberg said.

"We want to get more doors on the market, more rental units on the market, to give the renter more choices where to live. How we can do that as a government is very difficult.

"When it comes to tax incentives, my department will take a look at anything that's reasonable, and in fact for this year's budget we will be looking very seriously at tax incentives, at tax cuts and at the taxation issue from all different angles."

Evans noted the government has doled out more than $300,000 in just the last few days for emergency assistance. But all that does is subsidize landlords who gouge and encourages more to do so, critics said in renewing their call for temporary rent caps.

And some of the provincial support programs simply don't help, noted Calgary Varsity Grit MLA Harry Chase, because they're based on needs testing that has more to do with socio-economic status than handling a 50% month-to-month rent hike.

"Clearly something is very wrong with this situation," said Chase.

"Why does the minister continue to suggest calling these help lines and programs when they are completely inadequate for those affected?"

Evans said her department will work with any individual facing an eviction crisis through Service Alberta's 59 provincial offices.

"If people have received an eviction notice or have any kind of income-support problems, that they should visit or contact our office," said Evans.

Marcadores: ,

sexta-feira, junho 01, 2007

Entrevista com Soria Tendel

No dia 30/05/2007 foi transmitida pela Band News FM uma entrevista com a Sr. Soraia Tendel, uma brasileira que vivei muitas anos em Québec e agora é angente de imigração da "Belle Privince" no Brasil, atualmente ela é a responsavel pelas palestras por todo o país para atrair os brasileiros a se instalarem no Québec.

Ai muitos devem se perguntar por que nós brasileiros, bom primeiramente por que nós nos adaptamos facilmente a cultura de Québec, segundo por que são escolhidas pessoas qualificadas e são levantados também os antecedentes e a ficha médica dos candidatos e por ultimo por que existe uma forte demanda por mão-de-obra qualificada e o Brasil tem essa mão-de-obra e brasileiros dispostos a procurar um local com melhor condições e qualidade de vida, coisa que fica mais dificil por exemplo no Europa que no século passado era a principal fonte de imigrantes para Québec e todo o Canadá e até mesmo para o Brasil.

Segue um link para a entrevista:



(passe o mouse pelo fone para ouvir ou clique para acessar o arquivo MP3)

e abaixo um link para a matéria no site da Band News FM


E enquanto espero pelo pedido dos exames médicos, hoje fui ver o jogo Brasil X Finlândia pela Liga Mundial de Volei Masculino, que foi realizado aqui em Cuiabá, onde o Brasil ganhou de 3x1. Abaixo algumas fotos:

01 - Hino Nacional


02 - Ginásio Aecim (3º maior do Brasil) lotado.


03 - Jogo teve direito até a Viking jogando camisa do Brasil. rs rs rs


04 - Foto no momento do salto para o saque viagem.


05 - Após esperar para uma saída mais calma, um vista de uma das entredas do ginásio.


E por enquanto é isso, abraços a todos.

Marcadores: , , , ,

 
Free Counter
Free Counter